O tratamento de radioterapia é altamente eficaz contra diferentes tipos de câncer. A técnica, que consiste em atacar o tumor diretamente usando radiação ionizante, é responsável por 40% dos casos de cura da doença no mundo. Além disso, o tratamento de radioterapia pode ajudar a aliviar os sintomas, como dores e desconforto, e aumentar a qualidade de vida de muitos pacientes.
O custo benefício da terapia com radiação é também considerado bastante positivo. Na Austrália, a estimativa é de que o custo total de tratamento de radioterapia seja menos de nove centavos de dólar para cada diagnóstico e tratamento de câncer.
Isso ocorre porque embora possa ser caro montar um centro que oferece o serviço, uma máquina tradicional que trata dezenas de pacientes por dia pode funcionar por mais de dez anos.
Para completar, a internação é curta em tratamentos de radioterapia: em geral, o paciente visita o centro médico por um breve período para receber a terapia e pode seguir com suas atividades normais após encerrada a sessão.
Em muitos tipos de cânceres, como o de próstata, cabeça e pescoço, bexiga, pulmão e de pele, a radiação pode ser usada como a principal forma de tratamento, reduzindo os riscos de uma cirurgia ou mesmo da remoção dos órgãos.
Como funciona e quando o tratamento de radioterapia é indicado
Existem três modalidades mais utilizadas para o tratamento de radioterapia:
- Injeção de radioisótopos na corrente sanguínea, indicada para casos de câncer de tireoide, por exemplo.
- Braquiterapia, na qual fontes radioativas em aplicadores especiais, como agulhas, sementes ou fios, são colocadas em contato direto com o local onde se deseja empregar a radiação. É utilizada em casos de tumores ginecológicos e da próstata, por exemplo.
- Teleterapia, ou radioterapia com feixe externo, a modalidade mais difundida. Nela, a fonte irradiante se posiciona externamente e a certa distância do paciente. Diversas máquinas podem ser utilizadas, como o gerador convencional de raios-X, a unidade de Co-60 e os aceleradores lineares.
O tratamento de radioterapia pode ser indicado tanto para doenças benignas quanto malignas, associado ou não a outras terapias, como a cirurgia ou a quimioterapia. Além de reduzir os riscos de cirurgia ou de remoção de órgãos, o tratamento de radioterapia pode ser indicado para casos em que a doença está muito avançada ou que têm pouca chance de cura. A radiação ajuda a diminuir a dor, como a nos ossos em casos de metástases, e outros problemas causados pelo câncer, como hemorragias nos órgãos.
Quais os efeitos colaterais do tratamento de radioterapia e como preveni-los
Diferentemente da quimioterapia, que provoca reações no corpo todo, os efeitos colaterais do tratamento de radioterapia se relacionam principalmente aos órgãos que estão sendo tratados. Entre os mais comuns, estão a irritação na pele, que pode ficar avermelhada, coçar ou arder e, em alguns casos, apresentar bolhas e descamação. Dependendo do local tratado, pode ocorrer dor, náusea, vômito, diarréia, falta de apetite e cansaço.
Em geral, as medidas para aliviar os sintomas durante o tratamento de radioterapia são paliativas, com medicamentos para aliviar o desconforto. É recomendado ainda evitar a exposição solar e aplicar produtos à base de Aloe Vera ou Camomila nas áreas afetadas, sempre buscando manter o local limpo.
Atualmente, é possível que o médico determine se o tratamento de radioterapia é adequado ou não para o paciente em questão, através de exames personalizados.
Com a análise epigenética, por exemplo, é possível analisar como as células malignas crescem, se multiplicam, se alimentam, desenvolvem novos vasos sanguíneos, se proliferam em outras regiões e, finalmente, o que as inibe.
Em micro-culturas, é possível avaliar qual a reação delas às diferentes opções de terapias contra o câncer, tornando o tratamento mais eficaz e assertivo e diminuindo o risco de efeitos colaterais indesejados.
Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre o tratamento do câncer!
FONTE:
https://www.hcancerbarretos.com.br/radioterapia-2