Para entender a importância do tratamento alternativo para câncer, é importante entender brevemente como ocorrem os tratamentos convencionais para a doença.
O câncer ocorre quando as células se reproduzem de forma descontrolada. Por causa disso, elas passam a ocupar um tamanho maior do que o necessário e, no fim, ocupam também o espaço das células sadias. São os tumores.
A quimioterapia e a radioterapia, tratamentos tradicionais contra o câncer, matam essas células cancerosas e interferem na forma como elas se dividem e se reproduzem. Mas não é só.
Elas também atacam as células sadias, especialmente as responsáveis pela defesa do organismo, e debilitam ainda mais o paciente. Em alguns casos, o tratamento pode se tornar mais agressivo que o próprio tumor. Justamente por isso, não é raro pacientes optarem por tratamentos alternativos para o câncer.
Efeitos colaterais: motivo para buscar um tratamento alternativo para câncer
A quimioterapia é feita através de remédios potentes, que podem tratar e curar o câncer da seguinte forma:
- Evitando a divisão celular;
- Reduzindo enzimas e hormônios necessários para as células crescerem;
- Provocando o suicídio das células cancerosas, termo conhecido como apoptose;
- Ou impedindo o crescimento de novas veias que alimentam um tumor.
A radioterapia, por sua vez, utiliza radiação ionizante para destruir os tumores.
Especialmente na quimioterapia, os efeitos colaterais são severos, o que leva muitas pessoas a buscarem tratamentos alternativos para o câncer. Os efeitos indesejáveis mais comuns são:
- Náusea e vômitos, que acomete cerca de 70% dos pacientes;
- Perda de cabelos e pelos, que pode afetar partes ou todo o corpo;
- Fadiga e risco de anemia;
- Risco de diminuição ou perda auditiva;
- Baixa imunidade, o que torna o paciente mais suscetível a infecções e exige maior cuidado com higiene;
- Perda de apetite e inflamações nas mucosas do sistema digestivo. Aftas, herpes e sapinhos podem ser comuns;
- E risco de hemorragias.
Tratamentos alternativos para câncer mais comuns
Dificilmente um tratamento alternativo para o câncer vai significar a cura da doença. Ele pode, entretanto, melhorar consideravelmente a qualidade de vida do paciente e ajudá-lo a superar os efeitos colaterais dos tratamentos. Sejam substâncias convencionais ou naturais, terapias experimentais ou mesmo mudanças no estilo de vida, as possibilidades variam de acordo com cada organismo.
Por isso, é importante que os médicos também conheçam e entendam as opções para apresentá-las aos pacientes. Algumas opções de tratamento alternativo para câncer são:
- Acupuntura – a técnica milenar da medicina chinesa consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos. Ela pode ser usada para aliviar náusea e dores;
- Aromaterapia – a aplicação de óleos com perfumes como o de lavanda podem ajudar a aliviar a náusea, a dor e o estresse. Embora seja considerada segura, é bom prestar atenção a possíveis reações alérgicas;
- Massagem – uma das técnicas mais comuns de relaxamento, é indicada para aliviar o estresse, ansiedade e fadiga que pacientes com câncer podem experimentar. Muitas clínicas oferecem massagistas especializados, mas é importante ficar atento às áreas de radiação, do tumor em si ou aos casos de câncer nos ossos, para os quais muita pressão não é recomendada.
Atualmente, existem também remédios que formam uma espécie de barreira ao redor das células sadias, protegendo-as dos efeitos da quimioterapia ou da radioterapia. Por se tratar de mais uma medicação que também pode causar efeitos colaterais, cabe ao médico identificar se há necessidade ou não deste tipo de tratamento alternativo para o câncer.
Além disso, há exames que detectam a resposta ao tratamento e exploram como as variações hereditárias de cada paciente poderão ser usadas para prever a resposta ao medicamento usado na quimioterapia, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
E você, que outras alternativas conhece para auxiliar no tratamento do câncer? Compartilhe com a gente.
FONTES:
Para não morrer da cura
http://www.medicalnewstoday.com/articles/158401.php
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cancer/in-depth/cancer-treatment/art-20047246?pg=2
— 1 Comment —