Você deve ter reparado as decorações cor de rosa no mês de outubro. Tudo por uma excelente causa: 19 de outubro é o dia internacional do combate ao câncer de mama e, quando o assunto é sério como esse, nada mais justo do que chamar a atenção para o tema durante o mês inteiro.
Segundo informações da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, este é o tipo mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2016 era de que ocorressem quase 60 mil novos casos de câncer de mama entre as brasileiras. Em 2013, 14 mil perderam a vida por causa da doença, que é o segundo tipo de tumor maligno com maior taxa de incidência entre as mulheres no país, atrás somente do câncer de pele não melanoma.
Ficar atenta aos sintomas do câncer de mama feminino é fundamental para o tratamento e para a cura. De acordo com o Inca, o diagnóstico no primeiro estágio da doença tem quase 90% de sobrevida. Mas isso não é tão simples quanto parece.
Entenda a importância de conhecer os sintomas do câncer de mama feminino
Ainda segundo o INCA, 66% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes. Por esse motivo, conhecer os sintomas do câncer de mama feminino pode ser fundamental para o diagnóstico precoce da doença. Veja a seguir os sinais que não devem ser ignorados:
- Alterações no tamanho ou formato da mama;
- Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele do seio;
- Coceira na mama ou no mamilo;
- Liberação de líquido, especialmente sangue;
- Nódulos ou caroços que estão sempre presentes e não diminuem de tamanho;
- Inchaço e nódulos nas axilas;
- Presença de um sulco na mama, como se houvesse um afundamento, e endurecimento da pele, como se fosse uma casca de laranja.
Estes sintomas de câncer de mama feminino são os mesmos para o masculino, embora em homens a doença não seja tão frequente. Eles podem surgir juntos ou sozinhos e indicar o tumor em fase inicial ou avançada. Mas, para ter certeza, somente com um diagnóstico preciso.
Porque sintomas não bastam: a importância do diagnóstico de câncer de mama feminino
Ao perceber os sintomas de câncer de mama feminino, em geral a maioria das pacientes busca médicos não cancerologistas, como dermatologistas e ginecologistas. Segundo o Inca, este é o caso de 70% dos diagnósticos de câncer. Por isso, é fundamental que estes profissionais tenham à sua disposição exames específicos para o diagnóstico. Os mais comuns são:
- Testes de laboratório, que identificam alterações nos níveis de determinadas substâncias que podem indicar câncer;
- Testes de imagem que ajudam o médico a visualizar áreas nas quais o tumor pode estar presente. Os mais comuns são raio-x, ultrassom, ressonância magnética e PET scan;
- Biópsias, em geral o procedimento mais seguro para o diagnóstico de câncer, no qual uma amostra de tecido da região é removida para análise e identificação do tumor.
Atualmente, já existem exames avançados que ajudam na detecção precoce do câncer, entre eles o de mama. Utilizando amostras de sangue, é possível determinar a presença e a concentração de células circulantes de tumor antes mesmo ou no momento em que os primeiros sintomas de câncer de mama feminino aparecerem. Isso é fundamental para o diagnóstico precoce e, consequentemente, o sucesso do tratamento,
Quer informações detalhadas sobre o que há de mais novo nos exames de diagnóstico de câncer? Entre em contato conosco.
FONTE:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/37136.php
— 1 Comment —