Seleção do Tratamento de Câncer por Sensibilidade e Resistência a Quimioterápicos

Tratamento Personalizado

Onconomics é um Exame de Sangue que efetua uma cultura de Células Tumorais Circulantes (CTC’s) a fim identificar o Tratamento mais eficaz e Personalizado para um paciente de câncer.

O Método combina duas avaliações:

  1. Perfil de Expressão Gênica de 72 genes e biomarcadores avaliados por cDNA MicroArrays
  2. Validação e Seleção da(s) droga(s) candidata(s) [Quimioterapias e Terapias-Alvo) por Ensaios de Sensibilidades e Resistência (Quimiossensibilidade).

Perfil de Expressão Gênica

O perfil de Expressão Gênica abrange 72 genes e biomarcadores avaliados nas Células Tumorais Circulantes que nos permite realmente analisar como as células malignas crescem, se multiplicam, desenvolvem novos vasos sanguíneos, proliferam em outras regiões (metástases), o que as alimentam e o que as inibem. Este resultado é validado com o ensaio de viabilidade, uma vez que a taxa de expressão gênica nem sempre tem relação linear com o fenótipo das proteínas.

Quimiossensibilidade

O processo de Quimiossensibilidade valida a seleção de drogas quimioterápicas e terapias-alvo após cultura exposição da células tumorais circulantes à forma ativa de cada medicamento.

Neste processo são testados cerca de:

  • 53 substâncias quimioterápicas de diversas classes (alquilantes, inibidores de Topoisomerase I e II, antimicrotúbulos, antimetabólitos, etc)
  • 56 Terapias-Alvo (Anticorpos Monoclonais e Moléculas de Baixo Peso Molecular).

O diagrama a seguir exemplifica a porcentagem de eficácia do agente terapêutico nas Células Tumorais do paciente.

O que pode ser avaliado com o Perfil Onconomics:

  • Cultura e Contagem de Células Tumorais Circulantes (CTC’s)
  • Painel de 72 genes e biomarcadores relacionados a tumores pelo Perfil de Expressão Gênica avaliado por cDNA Micro-Arrays.
  • Marcadores PD-1/PD-L1
  • Testes de Quimiossensibilidade para 53 Drogas Quimioterápicas e 56 Terapias-Alvo (Anticorpos Monoclonais e Moléculas de Baixo Peso Molecular)
  • Marcadores de Fator de Resistência
  • Sensibilidade a Proteínas de Choque Térmico (HSP – Heat Shock Proteins) para Radioterapias e Hipertermia.

Modelo de Resultado